sábado, 18 de abril de 2009

"Autoestima"

Tenho pensado muito em “autoestima”.


Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003). A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções auto-significantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").



Em suma, autoestima possui uma estreita relação com a capacidade que eu tenho de me sentir “completo”. Quanto mais completo eu me sinto, menos o que os outros pensam de mim me afeta. Quanto mais a minha auto-estima estiver em baixa, mais eu precisarei de nutrientes exteriores e mais o que os outros pensam de mim me afetará.
Penso que a maioria dos nossos problemas são criados por uma auto-imagem negativa e isso é muito triste.


É preciso estar completo; é preciso amar-se; é preciso ter certeza de quem somos e de quem queremos ser. Não se pode viver com medo das vozes alheias, pois essas sempre existirão.

2 comentários:

  1. Após ler e refletir sobre autoestima, tenho a certeza de que somos o que nos permitimos ser.
    "Quanto mais completo eu me sinto,menos o que os outros pensam de mim me afeta.Quanto mais a minha auto-estima estiver em baixa, mais eu precisarei de nutrientes exteriores e mais o que os outros pensam de mim me afetará.
    Essa frase é a base de tudo que precisamos para nos valorizarmos.COM CERTEZA O NOSSO ESTADO EMOCIONAL DEVE SER SEMPRE POSITIVO.AO CONTRÁRIO PODE NOS LEVAR A UM GRANDE FRACASSO COMO SER HUMANO...

    ResponderExcluir
  2. Que nos contentemos, pois, com o espelho!

    Um abraço,
    Doce de Lira

    ResponderExcluir